Ler... talvez
por fazermos parte de um mundo cheio de afazeres , repleto de atrativos e tantas
tecnologias, deixamos de lado este hábito importantíssimo em nossa rotina
diária, privilegiando leituras rápidas, mídias diferentes, acabamos esquecendo
na estante as preciosidades que deveriam nos acompanhar no dia a dia.
Livros são tesouros que estacionados em
prateleiras ou servindo de objetos decorativos perdem o objetivo, perdem o
sentido, perdem o valor e além do mais, com esta prática perdemos o mais
importante, os benefícios que eles certamente nos darão se utilizados na sua
essência.
Ao lermos
aprendemos muito e passamos a ter acesso a tudo o que a humanidade produziu e
registrou em todos os tempos e lugares. Quanto mais livros lemos, mais palavras conhecemos e mais
possibilidades temos para enfrentarmos com argumentos coerentes uma sociedade
como a que vivemos, tornando-nos mais críticos e bem informados.
Com a leitura
viajamos, nos envolvemos em fatos, imaginamos lugares, nos encantamos com
personagens, descobrimos as maravilhas que as histórias nos proporcionam,
aprendemos, nos informamos e nos atualizamos com tudo o que acontece no mundo .
Os livros
devem fazer parte do universo infantil, formar leitores é uma tarefa que começa
muito cedo, antes da alfabetização, as crianças, ouvindo histórias, vão
povoando seu mundo imaginário, ampliando seus horizontes e aumentando sua
capacidade de compreensão.
Ler é um gesto
simples que deve ser incorporado na vida de toda pessoa. A melhor forma de
aproximar uma criança da leitura é oferecer a ela o exemplo em casa. Pais
leitores tendem a influenciar o comportamento futuro de seus filhos. Ler
histórias para a criança é a melhor forma de incentivá-la à leitura, é ouvindo
histórias que ela tem a primeira experiência com a linguagem literária e a
partir daí passa a sentir prazer em navegar pelo mundo das palavras. Livros
estimulam o desenvolvimento cognitivo, ampliam o vocabulário, a criatividade, a
imaginação, a concentração e a atenção, despertam as sensibilidades e as
emoções. Os pais são agentes responsáveis para iniciar seus filhos no caminho
da literatura. Presentear crianças com livros e compartilhar a história
aproxima a família, estreita laços de afeto e companheirismo, fortalece o
relacionamento, diverte e amplia o aprendizado. As crianças se tornam leitoras
no colo de seus pais, experiência esta que ficará para sempre guardada na
memória afetiva de cada uma delas. Se quisermos que a leitura, as histórias e o
maravilhoso mundo da imaginação se tornem parte integrante da vida, devemos ler
cedo, ler frequentemente e só assim os livros serão valorizados pela vida
inteira trazendo inúmeros benefícios, o mundo terá mais sentido, será mais
claro e compreensível. Quem gosta de ler tem nas mãos as chaves do mundo.
A escola tem papel importantíssimo nesta
prática, brincar com palavras, ouvir histórias, mergulhar nos contos fantásticos
... as delícias do texto encontram-se na fala do professor. A escola deve
oportunizar situações que motivem as crianças: o cantinho da leitura, visitas à
biblioteca, a hora do conto, o momento da troca de experiências e de ideias,
neles o professor despertará o desejo de ler e em grupo, estarão desenvolvendo
esta ação como prática social: partilhar, ouvir, participar, compreender e
interpretar. A leitura, inserida na rotina diária da criança oportunizará
motivação para a escrita, pois quem lê bem consequentemente escreve bem.
Leitura é para
todos, independente da idade de cada um. O estímulo está na infância, mas
podemos desenvolver este hábito a qualquer momento e em qualquer lugar. Quem
tem um livro ao seu lado nunca está sozinho.
Sueli Filomena Marchetti
Zaparolli é Pedagoga e Coordenadora Pedagógica da
Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Luiza de Marillac - Santana -
São Paulo
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