segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Prazer em ler

Ler... talvez por fazermos parte de um mundo cheio de afazeres , repleto de atrativos e tantas tecnologias, deixamos de lado este hábito importantíssimo em nossa rotina diária, privilegiando leituras rápidas, mídias diferentes, acabamos esquecendo na estante as preciosidades que deveriam nos acompanhar no dia a dia.
 Livros são tesouros que estacionados em prateleiras ou servindo de objetos decorativos perdem o objetivo, perdem o sentido, perdem o valor e além do mais, com esta prática perdemos o mais importante, os benefícios que eles certamente nos darão se utilizados na sua essência.

Ao lermos aprendemos muito e passamos a ter acesso a tudo o que a humanidade produziu e registrou em todos os tempos e lugares. Quanto mais  livros lemos, mais palavras conhecemos e mais possibilidades temos para enfrentarmos com argumentos coerentes uma sociedade como a que vivemos, tornando-nos mais críticos e bem informados.
Com a leitura viajamos, nos envolvemos em fatos, imaginamos lugares, nos encantamos com personagens, descobrimos as maravilhas que as histórias nos proporcionam, aprendemos, nos informamos e nos atualizamos com tudo o que acontece no mundo .
Os livros devem fazer parte do universo infantil, formar leitores é uma tarefa que começa muito cedo, antes da alfabetização, as crianças, ouvindo histórias, vão povoando seu mundo imaginário, ampliando seus horizontes e aumentando sua capacidade de compreensão.
Ler é um gesto simples que deve ser incorporado na vida de toda pessoa. A melhor forma de aproximar uma criança da leitura é oferecer a ela o exemplo em casa. Pais leitores tendem a influenciar o comportamento futuro de seus filhos. Ler histórias para a criança é a melhor forma de incentivá-la à leitura, é ouvindo histórias que ela tem a primeira experiência com a linguagem literária e a partir daí passa a sentir prazer em navegar pelo mundo das palavras. Livros estimulam o desenvolvimento cognitivo, ampliam o vocabulário, a criatividade, a imaginação, a concentração e a atenção, despertam as sensibilidades e as emoções. Os pais são agentes responsáveis para iniciar seus filhos no caminho da literatura. Presentear crianças com livros e compartilhar a história aproxima a família, estreita laços de afeto e companheirismo, fortalece o relacionamento, diverte e amplia o aprendizado. As crianças se tornam leitoras no colo de seus pais, experiência esta que ficará para sempre guardada na memória afetiva de cada uma delas. Se quisermos que a leitura, as histórias e o maravilhoso mundo da imaginação se tornem parte integrante da vida, devemos ler cedo, ler frequentemente e só assim os livros serão valorizados pela vida inteira trazendo inúmeros benefícios, o mundo terá mais sentido, será mais claro e compreensível. Quem gosta de ler tem nas mãos as chaves do mundo.
 A escola tem papel importantíssimo nesta prática, brincar com palavras, ouvir histórias, mergulhar nos contos fantásticos ... as delícias do texto encontram-se na fala do professor. A escola deve oportunizar situações que motivem as crianças: o cantinho da leitura, visitas à biblioteca, a hora do conto, o momento da troca de experiências e de ideias, neles o professor despertará o desejo de ler e em grupo, estarão desenvolvendo esta ação como prática social: partilhar, ouvir, participar, compreender e interpretar. A leitura, inserida na rotina diária da criança oportunizará motivação para a escrita, pois quem lê bem consequentemente escreve bem.
Leitura é para todos, independente da idade de cada um. O estímulo está na infância, mas podemos desenvolver este hábito a qualquer momento e em qualquer lugar. Quem tem um livro ao seu lado nunca está sozinho.


Sueli Filomena Marchetti Zaparolli é Pedagoga e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Luiza de Marillac - Santana - São Paulo

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